terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Danos causados pela chuva forte


          Ontem, devido a ventânia intensa e chuva forte, tivemos parte de um dos três vitrôs de aproximadamente dois metros da casa de máquinas no vigésimo quarto andar arrancado e arremessado para fora do prédio. Algumas partes do concreto que sutentavam o vitrô cairam sobre o imóvel vizinho e no térreo do nosso prédio. O vitrô simplesmente desapareceu no vento, eu e o Sr Antônio, em vistoria visual, não conseguimos encontrá-lo. Hoje pela manhã, o Sr Antonio subiu no telhado da Sra Jussara (vizinha) e não encontrou nada, apenas restos de concreto que se desprenderam da parede do nosso prédio e que por sorte não atingiram ninguém e nem danificaram o imóvel. Colocamos um tapume na abertura que ficou no espaço onde estava o vitrô, pois devido a entrada constante de água nas roldanas do elevador, tivemos que interditá-lo, para não ocasionar um curto circuito. Solicitei três orçamentos em caráter de urgência para reposição do vitrô danificado e reforço dos outros dois.
        Em conversa com um arquiteto, ele me deu a seguinte explicação: precisamos reforçar as estruturas desses vitrôs, pois devido a altura elevada não podemos utilizar qualquer material, já que alguns  materiais não resistem a ventos fortes. A falta de pintura e impermeabilização da fachada da frente e de tráz do nosso edifício faz com que a água penetre nas fissuras existentes ao redor de todos os vitrôs, janelas e ao longo das paredes, causando um processo de degradação constante. Primeiro, começa caindo o reboco e pastilhas existentes, segundo, afeta a estrutura de sustentação das janelas e vitrôs e, em terceiro, a estrutura física do prédio, pois atinge as colunas, enferrujando assim os ferros que por ali passam. Ele sugere que façamos manutenção, pintura e impermeabilização da fachada de dez em dez anos para que isso não ocorra. 
         Se me recordo bem, moro no prédio a quase dez anos e não me lembro de terem feito absolutamente nada na fachada deste prédio. Esse assunto está cada vez mais tornando-se uma prioridade para nós. Precisamos aprovar a restauração desta fachada o mais rápido ou corremos sérios riscos de processos judiciais, visto que esse vitrô, partes de concreto ou placas de pastilhas poderiam ter caido em alguém ou em um veículo. Sugiro divulgar esse assunto aos moradores. 

Almir
O síndico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como você avalia o trabalho do Síndico e de sua equipe?

Você participa da reciclagem de lixo do condomínio?