quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Boletim - AGOSTO 2008

Substituição das colunas de água limpa e de esgoto

É bastante comum no prédio o aparecimento de vazamentos nos apartamentos. Às vezes o problema provém dos canos de distribuição interna da cozinha ou banheiro, porém em alguns casos, o vazamento ocorre nas colunas de água e esgoto. Nesses casos cabe ao CONDOMÍNIO efetuar a troca das colunas. Atualmente recomenda-se substitui-las por tubos de cobre pela higiene e durabilidade (não enferrujam). Na tabela (consta no boletim em papel) estão relacionados os apartamentos em que essa substituição já foi feita (desde 2007). As colunas de ferro galvanizado foram substituídas por cobre e em alguns casos foi necessário que o CONDÔMINO trocasse também a tubulação interna do banheiro (Ramal), pois assim como a coluna, essa tubulação estava totalmente enferrujada.
A troca de uma coluna normalmente envolve dois apartamentos pelo menos, pois é necessário trocar o trecho entre a “junção T” do apartamento de cima até o de baixo. Solicitamos aos condôminos que informem o zelador quando forem efetuar reformas na parte hidráulica de seus apartamentos para que ele verifique se há vazamentos abaixo e, com isso, evite nova quebra de paredes logo após uma reforma.


Participe do curso de Brigada de Incêndio

Além de possuir todos os equipamentos de combate a incêndio em perfeitas condições de uso, todo prédio necessita de um grupo de pessoas que saiba utilizá-los corretamente nos casos de emergência. Esse grupo é chamado de Brigada de Incêndio. Nos casos de condomínios residenciais ela deve necessariamente ser composta de moradores do prédio. O treinamento da Brigada é dado por empresas particulares especializadas (Técnicos de Segurança), que vão até os prédios e ministram o curso em cerca de três horas, através de apostilas, vídeos e uma parte prática sobre manuseio de equipamentos. Há uma certificação que fica registrada no Corpo de Bombeiros. Estamos planejando a realização desse curso no mês que vêm, no período da noite (por volta das 20:00 hs.) para possibilitar a participação do maior número possível de pessoas. Fica aqui então o apelo para que você participe do curso. Para tanto, deixe seu nome na portaria informando os melhores dias da semana e horários para sua presença no curso.


As mangueiras de incêndio já foram recolocadas nas Caixas de Hidrante

Foi necessário instalar alarmes nas caixas do hidrante para acabar com o roubo das pontas das mangueiras. Agora, se o ladrão abrir as portas das caixas, um barulho ensurdecedor será ouvido em todo o prédio, acordando até as pessoas de sono mais pesado. Além disso, uma central no hall do edifício indicará qual foi o andar violado.
É uma pena que se tenha que gastar dinheiro com alarmes, câmeras e toda uma parafernália eletrônica, quando educação e conscientização seriam suficientes para garantir o bom convívio social. Mas, enquanto isso não vêm, temos que ser vigiados.


Coleta Seletiva de Lixo

Além da questão ambiental, a coleta seletiva de lixo no condomínio agora traz benefícios econômicos. Firmamos parceria com uma empresa de reciclagem que começou a retirar o material reciclável às segundas-feiras. Em contrapartida, ela nos fornecerá os sacos de lixo necessários para o mês. A ajuda pode parecer pequena, mas o gasto com sacos de lixo no condomínio era elevado. Isso reduzirá um pouco a despesa com o item material de limpeza. Uma possibilidade futura é o desenvolvimento de um trabalho de artesanato ou manufaturas a partir do material reciclável. Estamos procurando pessoas interessadas em desenvolver essa proposta. Se você sabe trabalhar com isso ou conhece alguém que saiba, procure-nos. E reiteramos: Participe da Coleta Seletiva! Você ajuda o condomínio e o planeta principalmente.

Um é pouco, dois é bom, 7 é demais!

Andamos sempre na maior correria. Mas não podemos deixar de pensar nas pequenas coisas que compõem as boas ações do dia-a-dia. Nosso elevador tem 48 anos! Ele já é um senhor entrando nos 50 e precisa de cuidados. Um deles é o evitar o excesso de pessoas dentro dele. O MÁXIMO suportado é 6 pessoas. Reparem: toda vez que você ver mais de seis pessoas saindo dele, dentro de 1 ou 2 dias o elevador vai estar em manutenção! Isso é fato! O excesso de peso provoca o desnivelamento entre a cabine e o piso nas paradas, causando danos à máquina. Então, vamos começar nossas boas ações pelo condomínio onde moramos: SE O ELEVADOR ESTIVER COM SUA CAPACIDADE MÁXIMA, NÃO ENTRE! ESPERE O PRÓXIMO. E se estiver acompanhado, nada de querer espremer o visitante dentro do elevador. Afinal, educação e boas maneiras todo mundo repara!

Proposta de Modernização da Assel Elevadores para o Quadro de Comando

A pedido do síndico a Assel elaborou uma proposta para a modernização do elevador 1 (da esquerda). O quadro de comando é o “cérebro” do elevador. A troca do quadro tornaria o elevador “inteligente”. Seria possível programá-lo, agilizando suas funções. A principal vantagem econômica seria a redução de gasto com energia elétrica em 20% aproximadamente e de manutenção. O prospecto sobre o quadro Infolev e cópia do orçamento está a disposição para consulta dos condôminos na portaria do prédio. Leia e dê sua opinião sobre a realização dessa modernização no formulário de consulta.

Solicitação de Orçamentos de Elétrica

Uma das grandes preocupações no condomínio é a situação das instalações elétricas do prédio. Tivemos a indicação de duas empresas de engenharia elétrica pela Srta. Irani (Conselho Consultivo) para elaboração de orçamentos e uma terceira será indicada pela Administradora Fonsi. A primeira delas fez vistoria no prédio no dia 15/08 e a segunda em 19/08. Assim que os orçamentos chegarem, colocaremos a disposição de todos.

Um comentário:

  1. Achei excepcional a idéia de colocar na internet um boletim do que vem sendo feito no Olinda. Não tenho tempo de acompanhar o que acontece no prédio ao vivo, mas por aqui vou ler sempre. Por favor não cortem o canal do informativo via papel, isso dialoga com outras pessoas também.

    Gostaria de saber mais sobre a proposta de modernização dos elevadores que foi citada no último boletim. A princípio acho uma prioridade de primeira ordem, pois até parei de usar o elevador, de tanto que demora a chegar pra descer.

    No entanto, acho que a primeiríssima prioridade tem que ser o sistema elétrico. Uma pane nesse sistema traria um prejuízo com que o condomínio não poderia arcar.

    Sou do apartamento 38 e pode contar também para qualquer eventual ajuda.

    Aliás, de onde partiu o projeto da criação de um parque na praça Roosevelt? Não assinei ainda, por não conhecer direito o projeto.

    Enfim, vou acessando aqui.
    Abraço

    ResponderExcluir

Como você avalia o trabalho do Síndico e de sua equipe?

Você participa da reciclagem de lixo do condomínio?